Publicado em Uncategorized

Testando o SQLAlchemy

Isso é só um adiantamento do que possa vim a escrever futuramente. Estou testando o SQLAlchemy numa nova aplicação que estou fazendo. Andei lendo em vários lugares sobre ele e achei interessante. Apesar de ser bem recente, ele é mais completo que o ORM SQLObject, além de haver uma boa documentação para o mesmo. Também li sobre um projeto (Migrate) para gerenciar mudança de esquemas em bancos de dados relacionais, chamado Migrate, baseado no Migrations do Ruby on Rails.

A idéia do Migrate é boa porque quando trabalhamos com ORMs e elas criam o esquema inicial de criação das tabelas, também esperamos que a mesma forneça a possibilidade de alterar o esquema em sintonia com alterações nas estruturas das classes que mapeiam o banco. Além disso, a ferramenta proporcionará o versionamento dessas mudanças, o que é melhor ainda.

Por isso e por muito mais coisas que o SQLAlchemy atende, começo a compreender o desejo de Kevin Dangoor em integrá-lo ao TurboGears numa versão futura. E eu já quero testar porque estou precisando usar numa mesma aplicação acesso a mais de um banco de dados. Na verdade, um é PostgreSQL e o outro MSSQL Server.

Ainda não posso dizer se a mudança do meu arquivo model.py vai funcionar porque ainda estou trabalhando nisso. Como disse, devo comentar assim que possível.

4 comentários em “Testando o SQLAlchemy

  1. Olá Claudio,

    Bem legal seu post, apenas um detalhe: a integração TG + SQLAlchemy já existe, embora não seja tão boa quanto a TG + SQLObject.

    Por falar em SQLAlchemy, o pessoal do Django anunciou que vai colocá-lo como opcional também (não tenho o link em mãos, mas o Google tudo sabe e tudo vê 😉 ).

    Abraço,

  2. Pois é Dirceu, é com essa integração atual que venho testando. Hoje mudei as minhas classes do SQLObject e inclusive as tabelas já foram criadas no PostgreSQL. Nada mal. Agora veremos se me dou bem nos controllers.

    Obrigado pelo comentário!

  3. Ola,

    Estou com problemas no SQLObject e estou estudando mudar para SQLALchemy. Voce sabe de algum tutorial/manual em portugues sobre SQLAlchemy ?

Deixe um comentário

