Publicado em linux, mobile

DO YOUTUBE PARA O CELULAR

Com a febre dos vídeos disponibilizados por sites como YouTube e Google Video, aliada à minha vontade de colocar alguns em meu computador ou celular, descobri como fazer algumas coisas.
Umas das coisas que encontrei foi um script chamado downtube, escrito em Python, que baixa vídeos do YouTube em formato FVL. Eu o instalei no meu PC com Linux Ubuntu, mas há binários para o Windows. Não testei no Windows e sim no Linux, então mostro agora como é por linha de comando no shell:

downtube -o nome_file_sem_extensao http://www.youtube.com/watch?v=1VX0NPEgS7g

Ele então baixará um arquivo para o diretório onde foi executado o script. Normalmente converto o formato FVL para AVI com o comando ffmpeg. É possível que ele já exista em seu PC. Digite “which ffmpeg” para saber se vc o tem. Senão instale com:

sudo apt-get install ffmpeg

Depois de baixados o video e o ffmpeg vamos converter para AVI.

ffmpeg -i nome_file_sem_extensao.fvl nome_file_sem_extensao.avi

O ffmpeg é muito poderoso e aceita diversos codecs. Execute “man ffmpeg” para mais informações sobre o mesmo. Infelizmente a versão disponível para o Ubuntu (talvez até para as outras) não suporta os codecs de áudio AMR e AAC, comumente usados nos celulares. Podemos, pelo menos, converter o vídeo (sem audio) para o celular.

ffmpeg -i nome_file_sem_extensao.avi
-s qcif -r 12
-ac 1 -ar 8000
-b 30
-ab 12
-an
nome_file_sem_extensao.3gp

Bom, agora para passar para seu celular a história complica. No meu caso, eu costumo usar um adaptador USB de cartões SD para jogar o arquivo para o cartão e daí para um PDA. Do PDA uso infravermelho (IrDA) ou Bluetooth para enviar ao celular. Mais fácil mesmo é você ter o programa desktop do seu celular para enviá-lo via USB. Você possivelmente usará o Windows para isso.
Para vocês terem seu vídeo com som terão que baixar a versão em desenvolvimento via svn e configurar de acordo. Tenho vários links a esse respeito em http://del.icio.us/claudiotorcato/celular e http://del.icio.us/claudiotorcato/ffmpeg, além de outros.

Anúncios

5 comentários em “DO YOUTUBE PARA O CELULAR

  1. Essa versão do Downtube é realmente interessante. Mas ainda prefiro (como usuário avançado) o uso dele conjuntamente ao ffmpeg pela diversidade de codecs disponíveis e as várias opções de parâmetros que podemos manipular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s