Publicado em python

Editores e IDEs para Python

A linguagem Python não é bem conhecida por ter boas IDEs, até mesmo entre membros da comunidade. As melhores que temos são comerciais, tais como Komodo, Visual Python, PyDev Extensions e WingIDE. Mas dentre as livres podemos tirar, sim, bons ambientes. Citemos: PyDev e SPE.
Testei o PyDev, um plugin para o Eclipse e o encontrei muito pesado. Realmente o Eclipse consome bastante memória. No entanto, ele segue o padrão do Eclipse, que é muito bom. Atualmente venho usando o editor Scite e a IDE SPE em meus trabalhos com Python. Gosto do Scite porque é leve, compreende diversos códigos-fonte (a exemplo do Vi) e é dirigido a programadores. Já o SPE possui um monte de coisa bacana e não é muito pesado.

Ainda o que me incomoda nesses que comentei é a falta de um completador de código realmente completo. O Eclipse para Java parece imbatível nesse sentido. A característica de completar o nome de uma classe, por exemplo, e ainda inserir seu import, para mim, é fantástico.

Onde pode saber mais sobre IDEs para Python: http://wiki.python.org/moin/IntegratedDevelopmentEnvironments

powered by performancing firefox

[Alteração: 5/10/06] Uma coisa legal do SPE que descobri ontem foi o Todo automático. Acrescentando, ele tem um browser na aba lateral que o faz parecer o famoso TextMate do Mac.

Anúncios

4 comentários em “Editores e IDEs para Python

  1. Atualmente uso PyDev + Eclipse e o próprio IDLE (muito útil para algumas coisas).

    No entanto sinto falta de ambientes como o VisualStudio.NET. Não gosto da Microsoft, mas acho que eles acertaram com a idéia de um ambiente integrado onde os componentes são agregados à aplicação, muita coisa feita visualmente. Isso pode ser uma grande arma nas mãos de um bom programador (ou um tremendo gerador de «programas lero-lero» nas mãos de um programador tosco).

    Também gosto da idéia de poder desenvolver um componente na minha linguagem preferida sem me preocupar com as linguagens usadas pelos demais programadores de um projeto.

    Quando aparecer algo assim para GNU/Linux (tudo bem, existe o IBM Rational, mas não tenho dinheiro para comprar uma licença, ok!), vou ficar extasiado. =)

    []’s

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s