Publicado em Uncategorized

Música no Gnome

Gnome é o ambiente de desktop principal do Linux Ubuntu, a distro que adoto em casa. Para os leigos no assunto, faço uma relação com o Windows: Gnome é algo como o ambiente de janelas,  área de trabalho, navegador de arquivos, … do Windows. Enquanto no Windows só temos um ambiente de desktop no Linux existem vários. Destaque para o KDE e o Gnome.

Por causa do meu novo computador: pauleira, potente e “folomenal” estou tendo mais oportunidades de experimentar novos aplicativos. Uma delas foi o EasyTAG, programinha para editar etiquetas dos arquivos mp3 e ogg vorbis. Com freqüência precisamos dele. Hoje tive um trabalhão para editar um monte de arquivos, e fiz isso motivado por outro programa …

Fui ao Google hoje a procura de uma solução para meus problemas com o áudio. O applet do volume não funciona mais e ainda tem o fato de que quando um programa toma uso do áudio, outro não pode fazê-lo, a não ser que fechemos um e abramos o outro … um saco. Bom, até agora ainda não descobri nada! Também, por que lendo alguns comentários em um fórum li uma sugestão para tocador de mp3 para o Gnome. Seu nome: Listen.

O Listen não faz parte dos repositórios oficiais do Ubuntu. Eis o endereço dele:

deb http://theli.free.fr/packages/ dapper listen

Depois de um sudo apt-get update mais um sudo apt-get install listen, o aplicativo e dependências foram baixados da rede e instalados. Ao abrí-lo, uma série de novidades que não tinha visto no Rhythmbox:

  • Letras: o infeliz procura na internet a letra da música tocada;
  • Wikipedia: consulta na enciclopédia por artista, álbum e música;
  • Last.fm: mostra os artistas relacionados ao artista da música em execução;
  • iRadio: para você ouvir streams de rádios da rede. Tem no outro.
  • Podcasts: você assina e ouve podcasts. Rhythmbox também oferece.
  • Estatísticas: músicas e álbuns favoritos.

Uma pequena série de coisas que o torna atrativo. Testem por conta própria. Comentaram que ele é parecido com o Amarok do KDE.

Senhores, sinceramente adoro a variedade de aplicativos disponíveis no Linux que podemos conseguir simplesmente tendo uma idéia do que queremos. Com o Synaptic pode fazer isso e depois clicar e baixar! Nada de procurar no Superdownloads ou ter de ir atrás de cracks na internet!

Ah! Editei os arquivos mp3/ogg porque queria que o Listen baixasse automaticamente a capa dos álbuns 🙂

Anúncios

3 comentários em “Música no Gnome

  1. Torcato,

    Quanto ao problema de uso concorrente do dispositivo de som, aconselho usar um gerenciador de áudio.

    O melhor que existe hoje em dia é o Jack, mas a maioria dos programas ainda não tem plugins pra ele.

    O que uso em casa é o Enlightened Sound, também chamado eSound ou esd.

    Acho que o Gnome tem uma configuração para usar o eSond como gerenciador de áudio, mas se não encontrar, basta inicializar ele na boot (man esd, amigo) e habilitar o plugin de interface com ele nos programas que utilizam o som.

    Uso o Fluxbox como gerenciador de janelas, mas o XMMS, o GTK e o KDE (KControl) estão configurados para usar o eSound, então não tenho problemas de som ao usá-los. =)

    []’s

  2. Beleza, amigo! Mas ainda bem que meu problema era mais simples. Era de BIOS mesmo! Andei cutucando o controle de volume e deixei ele de tal modo que em vez do volume havia outra coisa. Remexi novamente e deu tudo certo novamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s