Publicado em xadrez

Título do Xadrez finalmente reunificado

Wladimir Kramnik, o russo que pela primeira vez retirou o título das mãos do famoso Kasparov, venceu no dia 12 de outubro o match contra o búlgaro Vaselin Topalov. Com isto ocorreu a unificação do título mundial pela primeira vez. É um longa história que começou na década de noventa quando Kasparov criou sua própria federação de xadrez, a PCA, opondo-se à Fide. Pela PCA, Kasparov enfrentou e venceu o inglês Nigel Short em 1993; Na Fide, com a perca do título de Kasparov, Karpov enfrenta o holandês Jam Timman e o derrota. Naquele momento, havia dois campeões mundiais pela primeira vez na história do xadrez, mais ou menos como no Boxe.

Em 1995, Kasparov defende seu título contra o indiano Anand; por falta de patrocínio a PCA deixa de existir na época em que Kasparov enfrentava em 2000 o compatriota Kramnik. Ele então perdeu sem vencer nenhuma partida!

O título da Fide foi disputado num novo formato. E houve vários campeões. Não vou nem aqui relatar essa confusão. Somente digo que em 2005, após um campeonato que incluia os 8 melhores jogadores rankeados (com ausências que foram substituídas, inclusive Kasparov já havia aposentado-se) , Topalov se sobressaiu muito bem, consagrando-se campeão. Kramnik após ter vencido Kasparov somente havia defendido seu título contra Leko. Ele foi convidado a participar desse torneio mas decidiu não fazer isso pois queria um match com o campeão da Fide. Topalov aceitou o desafio de Kramnik no início desse ano e perdeu o match no Tie Break após um erro fatal na quarta partida.

Mais sobre os campeões mundiais na Wikipedia (que inclusive está incompleta).

Abaixo um vídeo que comenta o polêmico match entre Topalov e Kramnik.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s