Publicado em open source, python

CMS: Plone é demais!

Duas semanas procurando uma solução de CMS em PHP. Dei uma olhada em somente duas: Xoops e Drupal. Em relação a CMS eu já conhecia o Plone, por ser feita em Python e teve uma época eu queria me especializar em um CMS. Sabemos o quanto essa ferramenta é útil e vender esse serviço é bastante lucrativo. Agora que o Plone é uma coisa bem diferente dos demais produtos, isso é verdade. A curva de aprendizado é um pouco pesada, mas depois que você começa a entender sua mecânica, a produtividade melhora substancialmente, ainda mais com uma quantidade tão grande de plugins (Products).

Por quê não escolhi o Plone? Onde trabalho não posso usar Python porque já se usa PHP e Java. Sinto que é uma pena deixar de usar um Godzilla em termos de CMS, mas fazer o quê!? É mal para uma empresa quando faltam programadores especializados em alguma tecnologia. Ainda estou avaliando direito a minha escolha de CMS (Xoops), averiguando todas as funcionalidades que são requeridas atualmente no portal e as almejadas num futuro próximo.

Porém, independente do CMS que se vá usar, é possível vender essa idéia e vender bem. Há mercados não ocupados, onde não se vende esse tipo de serviço. Aqui em Teresina, por exemplo, não se conhece muito bem a importância dos sistemas de gestão de conteúdo, e não há empresas investindo.

Os CMSs que citei, são gratuitos e open source, possuem uma comunidade movimentada, inclusive as brasileiras, e que ganham dinheiro com isso. Espero está em condições de preencher essa lacuna no mercado local.

Quanto ao Plone, estou bem desatualizado. Surgiram novas versões desde o tempo em que estava estudando. Vou correr atrás do prejuízo.

Anúncios

Um comentário em “CMS: Plone é demais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s