Publicado em Uncategorized

Meta para um futuro artigo: Plugins em Python

Essa história é velha. Há tempos venho pensando em escrever sobre os plugins na linguagem Python. O que me faltou mesmo até o momento foi imaginar alguma aplicação de exemplo bem prática e realista. O máximo que cheguei foi na idéia de um buscador de letras de música. Andei testando o site de letras do Terra tentando usar o módulo elementtree, mas infelizmente as páginas geradas nesse site não foram validadas. Achei outros  módulos para parser HTML/XHTML mas são um pouco complicados, e o que seria uma aplicação simples exigiria um pouco mais de mim. Principalmente meu tempo. Como me falta tempo (estou desenvendo uma aplicação em casa e estudando Plone), ainda não terminei a aplicação e muito menos o artigo.

Bom, e o que tem os plugins com a minha aplicação? Cada plugin seria um buscador para um site de letras diferente. Cada site tem sua particularidade em termos de endereço, parâmetros de consulta e disponibilização do conteúdo. Assim, cada plugin cuidaria dessas particularidades. Os plugins deveriam no mínimo atender uma interface única com a aplicação, para que o uso dos plugins fosse bem transparente.

No caso de haverem vários plugins instalados, o engine da aplicação usaria um primeiro plugin para a busca. Em caso de falha, ele passaria para o próximo. Melhor ainda, ele criaria vários testes e usaria todos os plugins ao mesmo tempo. Aleatoriamente escolheria um resultado de sucesso.

O artigo será exposto quando a) escrever a aplicação; b) escrever pelo menos dois plugins de busca; e c) escrever o artigo propriamente dito. Acredito que todos os programadores Python gostarão do assunto, pois é uma técnica já usada por algumas importantes equipes de desenvolvedores, dentre eles o Zope e o TurboGears. Até o fim do artigo trarei uma lista mais completa. Desejem-me boa sorte!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s