Publicado em linux, open source

O leigo e o linux

Já vem com um tempo que quando perguntam-me sobre se pessoas leigas poderiam usar computadores com Linux sem se aborrecerem, eu respondo de forma rápida e tranquila: Linux já deixou de ser um bicho de sete cabeças.

Hoje, para usuários de Linux que costumam testar distribuições mais voltadas ao usuário comum percebe que elas estão bem amigáveis. Muitos vão dizer isso do Suse, Fedora, Ubuntu e Kurumin. Realmente estão amigáveis e isso é importante para a sua popularização.

Mas eu gosto de bater nas diferenças e não nas semelhanças. Porque há coisas que as pessoas que somente usam Windows nem imaginam existir. Como usuário do Ubuntu, vou citar o seu gerenciador de pacotes como uma maravilha para qualquer usuário. Imagine você não precisar fuçar a Internet atrás de um programa? Ter uma ferramenta em que você consulte pelo que quer, marque para baixar e instalar? O fato de não andar correndo atrás de crackers também é um boa, sem dúvidas. No Windows, por exemplo, os dois mais populares compactadores de arquivos são free e ficam nos incomodando pedindo que os registrem. Para nos livrarmos desse inconveniente muitas vezes vamos atrás de crackers. No meu linux eu já disponho de um compactador para diversos formatos, de forma bem transparente no meu gerenciador de arquivos.

Outra coisa importante de se falar: os vírus, spywares, etc. O computador pessoal hoje em dia é uma lixeira, uma bagunça, por mais que sejamos organizados. Entrou na Internet começou os problemas. Ouço muito isso. Você tem de ter um antívirus instalado. Alguns deles consomem bastante memória. Agora me perguntem: quantas vezes me aborreci com vírus em casa? Nem uma vez. Olha que acessamos muitas coisas. Minha irmã e eu acessamos o Orkut. Não me lembro de ver minha máquina enviando mensagem para outras pessoas sem que eu mesmo fizesse isso. Ter um programa malicioso na sua máquina que sabe suas senhas deve ser bem chato.

Aos usuários de computadores que somente usaram Windows e queiram uma alternativa, para se livrarem de certas coisas, eu recomendo que procurem um amigo para ele instalar um Linux na sua máquina. Esse idéia de ter um tutor é importante. Criar um rede de contatos que gire em torno da experimentação do Linux é uma forma criativa de conhecer novas pessoas e aprender mais sobre o sistema operacional. Há muitas coisas diferentes também entre os sistemas, mas isso é comum também. Quanto mais curioso for a pessoa mais rápido ela aprenderá e se divertirá.

A única coisa que faz uma pessoa não experimentar o Linux e gostar é não ter uma pessoa próxima para ajudá-lo. A outra é a resistência quanto a usar ferramentas similares às que estão acostumados. Resistência essa contornável, muitas vezes pela simples obrigação de usar. Pela boa vontade também funciona 🙂

Anúncios

3 comentários em “O leigo e o linux

  1. Muito bem observado, Torcato!

    Há também vantagens que nem mesmo os mais avançados usuários de Windows (e muitos técnicos) nem sonham.

    Uma delas é que, quando você começa a se acostumar com penguim e resolve experimentar aquela intrigante telinha preta com o cursor piscando, coisas mágicas acontecem.

    Conforme você vai se acostumando com alguns comandos – que antes pareciam magia negra ou coisa de nerd –, você descobre que o sistema faz muito mais do que você poderia supor antes. Veja bem: ele já faz mais do que faria o Windows, mas com a linha de comando ele é ainda mais poderoso.

    E não é só isso! Se você acabar gostando – o que é perfeitamente compreensível –, você está abrindo uma porta que não existe no universo MS, uma porta para outros sistemas operacionais muito utilizados, os chamados Unix-like.

    Assim, é comum ver um adolescente espinhento tirando onda com técnicos experientes (MS Certified), por entender melhor de sistemas que os técnicos só ouviram falar.

    A citar uns poucos: AIX, Irix, Solaris, OS X, IOS, QNX, BSD… todos amplamente usados em diversas profissões.

    Então CUIDADO! Usando o GNU/Linux você corre o risco de OU vir a tornar-se um profissional informata, OU descobrir que é capaz de usar sistemas que satisfaçam suas necessidades muito melhor que qualquer Windows.

    []’s

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s