Publicado em desenvolvimento

COMUnit: Testes de Unidade no VB

Ora, se temos de desenvolver num ambiente que não estamos acostumados e onde certas práticas adotas em nossa comunidade de origem não são usadas, o que temos a fazer?

A resposta: procurar incorporar nossa experiência e conhecimento de práticas que são muito importantes para nosso código. O código é a finalidade. E um código manutenível deveria ser uma busca constante entre os programadores.

O colega com quem trabalho resolveu aplicar algumas das várias técnicas populares no processo de desenvolvimento XP no sistema escrito em VB. Dentre elas, a refatoração. Pois é sabido que a melhor forma de entender código de outras pessoas é refatorar o código a medida que sua compreensão do mesmo vai enriquecendo. E para refatorar é muito importante termos testes de unidades. Assim, procuramos na internet ferramentas para isso. Encontramos algumas, testamos e algumas não funcionaram muito bem. A última que encontramos, chamada COMUnit, foi a melhor que vimos, além de ser licenciada pela GPL.

A ferramenta colaborou bastante e nos impulsionou a entender mais o Visual Basic, já que ele e principalmente eu não somos programadores VB. Mas já aprendemos um bocado. Fizemos somente uns testes experimentais que não ajudam tanto na refatoração do código. Certas coisas não podemos mexer porque ainda a equipe está a entender alguns módulos e se o fizermos aumentaremos a confusão. Esperamos aplicar somente nos formulários isoladamente para não refletir no código usado por outros desenvolvedores.

Para profissionais VB que desejem ganhar dos benefícios do uso de testes de unidade, seja para programar orientado a testes ou não, acessem o seguinte endereço: Site do COMUnit.

E boa sorte para todos nós!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s