Publicado em linux, open source

Amigabilidade do Gnome

As vezes eu me pergunto o que quer dizer tornar o Gnome mais amigável para usuários do Windows. Transformá-lo numa cópia da interface desse sistema operacional desagradaria-me bastante.

Os críticos devem perceber que o Windows foi o único sistema operacional que uma pessoa pode ter visto na vida. Então não é de estranhar que as pessoas sintam dificuldade no uso inicialmente. Mas todavia, isto passa, do mesmo modo que uma pessoa que nunca utilizou um computador na vida aprenderá a usá-lo.

Tomo como exemplo o uso do Linux Ubuntu em casa. Além de mim, mais três pessoas usam um computador com Windows e Ubuntu instalados. Preferencialmente uso o Linux e os outros passaram a usá-lo porque percebiam que podiam usar o Firefox para navegar na web, executar o Gaim para conversar com seus contatos e editar trabalhos com o OpenOffice. Mesmo que eu tenha dito como escolher o Windows no boot, ainda assim minha irmã manteve a hábito de usar o Linux.

E estamos assim desde então. Minha namorada já usa seu pendrive numa boa, faz os uploads das imagens que estão nele para o Orkut e por aí vai. Meu cunhado já fuça o Gimp também. Enfim, várias atividades que você faz no Windows consegue facilmente aprender o mesmo no Linux.

O que quero dizer é que, uma vez que as pessoas percebam não ser difícil mas somente diferente usar outro sistema operacional, elas serão mais exigentes na questão de uma interface ousada, diferente. Eu vejo que o Gnome já seja amigável, e que somente tem a melhorar caso continue seguindo seu caminho, o da simplicidade.

Vida longa ao Gnome!

Deixe um comentário

