Publicado em colaboração, desenvolvimento, linux, open source, python

Python, PyGTK, Glade e se eu tivesse mais tempo

Notoriamente, Python está entre as linguagens mais usadas pela comunidade Linux, principalmente para desenvolvimento de aplicações desktop. Fico orgulhoso por saber e espalhar para os quatro ventos (os quatro cantos é meio medieval, não? e quatro ventos é mais oriental e clássico 😉 ).

O binding para a biblioteca GTK (PyGTK), torna o desenvolvimento com esta biblioteca mais fácil. Alie isso a uma ferramenta como o Glade para agilizar a construção da interface gráfica e você terá um ambiente de desenvolvimento legal para trabalhar.

Conheci o Glade já faz um bom tempo, mas na época não dei bola porque ele ainda estava muito incipiente. Nos dias atuais, essa ferramenta RAD mudou bastante e para melhor. Ele também roda no Windows, assim, se você estiver pensando nesse mercado, pode ser uma idéia analisar melhor a ferramenta e sua maturidade, pois as exigências só aumentam.

Estou pretendendo aprender a desenvolver com PyGTK e o Glade, por isso vou ficar de olho em alguns projetos de código livre de menor porte. Quando estiver mais seguro, poderei participar como programador na comunidade do software livre. Poderei também iniciar um projeto antigo chamado ClipFilter.

O principal motivo de eu ainda não coloborar mais como programador são os períodos de tempo que paro quase tudo quando algum concurso público se aproxima. Trabalhar em empresas privadas por aqui, para mim, é perca de tempo. Ainda não há um mercado grande o suficiente para as empresas pagarem melhor. Tem o fato também de eu não querer sair do Nordeste, pois sei que no lado sul do Brasil paga-se bem melhor.

Enquanto não passar num concurso público bacana mesmo, o jeito que tenho de coloborar será escrevendo aqui, codificando pequenos programas em Python e tirando dúvidas da galera nos tempos livres.

Powered by ScribeFire.

6 comentários em “Python, PyGTK, Glade e se eu tivesse mais tempo

  1. Olá, Marcelo

    Eu havia encontrado esse artigo na semana passada, mas não foi nem para mim, mas para um primo que cursá Cálculo Numérico neste período e precisará de uma biblioteca gráfica para fazer sua aplicação.

    Mesmo assim, obrigado por mim informar. Abraços.

  2. Caro, Lucas

    É nesse projeto que eu estou pensando. Tenho de pô-lo em prática. No momento, o que posso fazer é estudar a tecnologia que eu vou utilizar. Então, depois, eu vou fazer a estrutura inicial e convidar os amigos a participar.

Deixe um comentário

