Publicado em Uncategorized

Hipócritas

Eu sou um adepto da Ciência. Não sou cientista mas evidentemente desde muito jovem amei as ciências, em especial a Biologia. Tudo o que nossa ciência construiu partiu de nossa racionalidade e desejo por conhecimento. Todas as maravilhas da medicina, farmacologia, computação, eletrônica, engenharia urbana e tantas outras ciências deveu-se à racionalidade. Se a era da razão não houvesse sobrepujado a ignorância reliogiosa ainda estaríamos na Idade Média. Ainda assim, algumas seitas cristãs querem apagar das nossas escolas a Teoria da Evolução, um marco importantíssimo para a Humanidade, para substituí-la pela Teoria do Criacionismo. O criacionismo que nada tem de científico. Não há nenhuma evidência da mesma na Natureza, somente na Bíblia.

O que me preocupa nisso tudo, não é o fato de alguém acreditar ou não no criacionismo, mas o fato destes procurarem avidamente pelo obscurantismo científico. Reflitam comigo: qual a criança ,tendo estudado a teoria do criacionismo, irá no futuro quando adulto, como governante ou legislador, aplicar verbas para pesquisas científicas? Qualquer trabalho científico que encontre mais uma evidência do evolucionismo seria proibida.

Como seria válida uma cura se ela baseou-se na Teoria da Evolução? Seriam hipócritas de usar uma cura baseada em tais evidências? Como conheço o fundamentalismo religioso, acredito que não. Mas quem sabe?

A maioria dos brasileiros acreditam na idéia de um mundo criado em seis dias há pouco mais de 10 mil anos. O que está acontecendo? Nossas escolas não estão fazendo nossos filhos refletirem sobre um assunto? Somente importa uma nota alta e nenhuma reflexão? Genética serve somente para decorar e passar num vestibular?

Escolher  dentro dos conhecimentos científicos somente aqueles que não ferem a Bíblia é muito fácil. Difícil é algum criacionista usar algum método científico.

Se vocês já estudaram História (estou duvidando de nossa educação, me desculpem), devem lembrar que ocorreram momentos de razão intercalados por outros em que a ciência era calada . Será que os cristãos fundamentalistas desejam ser os responsáveis por mais uma época de trevas? Para eles está bem voltar a uma Idade Média?

Chamo de hipócrita aquele que vive do conforto dos dias atuais conquistados pelo saber científico e que ao mesmo tempo quer a todo custo invalidar evidências de uma Evolução descobertas por métodos científicos.

Isso tudo me entristece.

Anúncios

3 comentários em “Hipócritas

  1. Em geral não se ensina ciência no Brasil. As crianças não são estimuladas, em momento algum de sua vida escolar, a ver a ciência como ela é, sua importância e seus mecanismos, menos ainda a relação entre as várias ciências e delas com ao nosso cotidiano. Tudo é ensinado de forma superficial, grosseira e dispersa, sem cuidado e cercado por dogmas, orientados por professores igualmente ignorantes.

    Talvez seja um aspecto cultural do brasileiro, assim como o “jeitinho”, ou o fato do nosso país ser mesmo tão miserável – em todos os sentidos – que o conforto de esperar uma ajuda divina seja mais agradável e conveniente do que aceitar e trabalhar pela ciência, mesmo a ciência “popular” (aquela que diz a temperatura nas cidades e cria remédios). A maioria não tem capacidade de entender a ciência (veja a matemática, a grande vilã da educação) e outros não querem entender ou aceitar em detrimento ao peso religioso.

    Outros países, como Japão, EUA, Índia, veem a ciência como um fator de desenvolvimento, crucial para uma nação. O Brasil não, ainda se vangloria pela exportação de soja, e mais nada.

    Realmente lamentável.

  2. Torcato,

    O Criacionismo é simplesmente uma assinatura de ignorância voluntária.

    Mas a grande maioria dos criacionistas estão lá nos EUA, então deixemos aqueles estúpidos afundarem na lama da própria ignorância. É melhor pra nós.

    Por outro lado a Ciência peca da mesma forma que a religião, pois novas descobertas são descartadas por elucidarem falhas de descobertas anteriores, até que os «gênios» da elite estejam mortos e possam ser questionados.

    Um exemplo disso foi a Física Quântica, que foi ridicularizada até a morte de Einstein, somente quando passou a ser levada a sério. Tudo por esclarecer erros da Teoria da Relatividade.

    Outro exemplo é a própria Teoria da Evolução das Espécies.

    Wallace desenvolveu uma teoria similar muito antes de Darwin e não tem como acreditar naquele conto da carochinha que diz que Darwin já tinha a teoria formulada antes…

    É claro e óbvio que Darwin plagiou Wallace. Mas esse não é o ponto.

    O ponto é que a teoria de Wallace é mais bem acabada e ainda assim admite que há coisas que a ciência não conhece ainda enquanto a teoria de Darwin defende a onisciência científica.

    Então Wallace foi praticamente esquecido – e continuará esquecido enqnto a comunidade científica acreditar em sua própria onisciência.

    A Ciência se tornou a nova Religião. Claro que isso não justifica de modo algum um passo atrás, como querem os criacionistas, mas é preciso repensar.

    Repensar para o próximo passo, onde a Ciência deve se tornar holística e parar de defender a arrogância das elites, assumindo assim sua falibilidade.

    []’s
    Cacilhas

  3. Só deve dizer alguma coisa ao seu post !

    Amém Santo Cláudio !

    Acrescentando, eu sou meio que anti-religião.

    Nada contra quem adora a sua religião, mas me deixe aqui sem religião, não tentem me converter!

    Pequena história:

    Esses dias no elevador do meu prédio e uma mulher veio brincar com meu filho e disse:
    – Ai, ele é lindo, AMÉM!

    Ai fez o meu filho (que está aprendendo a falar) ficar repetindo amém!

    Com isso ele entrou em casa falando “amém”.

    Fui obrigado a ensinar outras coisas. como:

    – “Amém é o caralho!”

    Num é fácil ser ateu hoje em dia ! 😛

    Quando me perguntam qual minha religião, tenho que responder:
    – Sou ateu, graças a deus ! 😛

    Até mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s