Publicado em Uncategorized

Várias Coisas

Deve ser a primeira vez que eu escrevo um post contendo vários assuntos. Tenho muitas coisas para contar.

Pole Position

Primeiramente, fiquei contente com a pole position do inglês Lewis Hamilton na F1. Esta temporada está empolgante. O cara é um verdadeiro talento.

JSON no mundo Java

Pelo visto a comunidade Java abriu a mente para o fato de que formato XML não é adequado para tudo, afinal. A propagação do uso do formato JSON no AJAX agora é visível na comunidade.

Experiência com Pylons

Neste final de semana, resolvi ver como anda o desenvolvimento do framework web Pylons. Segui um dos tutoriais existentes no site. Estou agora implementando o Cookbook, assim como fiz antes com TurboGears. Devo apresentar alguma coisa brevemente. No entanto, creio que devo escrever sobre as qualidades deste framework. Sua organização parece-me boa.

Teoria da Evolução

Estou lendo A Escalada do Monte Improvável. É um livro em defesa do darwinismo. Estou tentando convencer o Cacilhas de que a aleatoriedade não é um elo fraco na corrente de mecanismos da teoria da evolução. Se quisserem compartilhar conosco suas opiniões o espaço dos comentários está aberto.

Powered by ScribeFire.

4 comentários em “Várias Coisas

  1. Opa!

    Salve grande Torcato!

    Já que foi citado deixa eu expor meu ponto de vista pra que o pessoal entenda onde discordamos e possa opinar.

    Segundo os defensores do darwinismo, as mutações são aleatórias, mas a seleção natural é suficiente para compensar esta aleatoriedade.

    Segundo meu ponto de vista pessoa, por melhor que seja a seleção natural, aleatoriedade levaria necessariamente à Negentropia por excesso de entropia, jamais à riqueza entrópica existente.

    Para mim, aleatoriedade é outro nome para acaso, que é a mesmíssima coisa que o danado do «mistério» citado pelos religiosos. Ou seja: é uma desculpa para não ter de admitir que há coisas na natureza que a ciência ainda não possui recursos para esclarecer.

    Só pra deixar claro: também não apoio o Criacionismo, que é um atestado de ignorância.

    Gosto muito das teorias de Wallace e creio que estejam mais próximas da verdade do que as de Darwin.

    Pronto! Expus meu ponto de vista!

    []’s

    PS: Json é muito legal. 😉

  2. Já que meu amigo Cacilhas expôs onde nos desentendemos em relação ao darwinismo, vou defender o ponto da aleatoriedade.

    É certo que acaso é aleatoriedade e não se diz de outro modo.

    A aleatoriedade é o que permite a variebilidade das espécies. Isso entretanto não necessariamente deva levar a negentropia por excesso de entropia. Explicando:

    Nem toda mutação sofre pressão da seleção natural, assim nenhum indivíduo que a possui sofrerá uma desvantagem de sobrevivência por conta dela. Essa modificação é espalhada na população sem problemas, levando à variação. Exemplos disso, são as cores de nossos olhos, as cores da penas das araras, etc.

    Há mutações qeu inicialmente não recebem pressão da seleção natural, como por exemplo, o pescoço das girafas. Quando uma mutação torna o pescoço de uma girafa um pouquinho maior (digamos 2 cm) num ambiente onde as árvores possuem folhagem baixa, esta girafa não terá vantagens sobre as demais. Assim , este gene terá chances de permanecer na população.

    Se num determinado momento da história, as árvores de folhagem baixa escassearem, as girafas com pescoço mais longo levarão vantagem sobre as outras, assim tornando-se com o tempo maioria.

    Caso populações de uma mesma espécie se separem por um longo tempo há grandes chances de que não possam mais se cruzar. Isso garante uma variedade das espécies.

    Chegamos à conclusão que havendo mutações e estas não sendo pressionadas pela seleção natural, haverá uma variedade de genótipos numa população. Assim é com a espécie humana.

Deixe um comentário

