Publicado em desenvolvimento, python, turbogears

Widgets do TurboGears fazem falta no Pylons

TurboGears até o momento é o framework em Python mais produtivo com que trabalhei. Isso devido, em minha opinião, a duas coisas: à simplicidade do SQLObject e aos Widgets.

Graças a estes dois componentes, eu consegui implementar o TGBolão em poucos dias. Não vou negar que a reduzida quantidade de formulários ajudou no tempo de conclusão do mesmo. O ganho veio mesmo no momento de gerar as listas nas páginas. Listas de grupos, de seleções, participantes do bolão, apostas, etc. O objeto DataGrid é sensacional. O módulo elementtree era muito útil na hora de colocar hiperlinks e imagens nas linhas do datagrid. Muito fácil.

Eu tento evitar a todo custo fazer os formulários “no braço”. Com o objeto TableForm não tive muitos problemas para criá-los. Junte-se a isso a biblioteca FormEncode e você tem a validação dos campos também.

Pensando nessa produtividade, vou ler sobre o ToscaWidgets antes de tentar usá-lo no Ferlons (minha aplicação para testar o potencial do Pylons). Quero senti a produtividade dele em relação aos Widgets do TurboGears. Até o momento só usei FormEncode.

Não posso esquecer que um ORM ajuda nas consultas que envolvem relacionamento de tabelas/objetos. As regras de negócios ficam mais intuitivas quando vamos implementá-las.

Os comentários que fiz sobre os Widgets e SQLObject foram compreendidos na prática. Muitas vezes ficamos na defensiva quando se trata de coisas desconhecidas, de coisas que somente uma minoria está usando. Sabendo disso, tente, teste e comente com a gente.

Powered by ScribeFire.

2 comentários em “Widgets do TurboGears fazem falta no Pylons

  1. Oi Torcato, estou na investida, estudando TurboGears e agora to olhando o tal Pylons e de vez enquando to biliscando um pouco de django, mas ateh agora oque tah mais alto no meu conceito eh o turbogears, quando abri o toolbox e vi aquele monte de widgets eu fiquei babando.
    Eu jah venho acompanhando teu blog a algum tempo e de outros tb sobre python e estao me sendo muito uteis, espero poder descubrir e aprender mais com vcs!
    Vlw!

  2. Oi, Rafael, obrigado por acompanhar nosso blog. Concordo com você sobre o TurboGears. Ele é o mais completo, o que possui mais pessoas envolvidas e o mais produtivo. Tenho reservas sobre a quantidade de mudanças a cada versão lançada, mas, como sabemos este é o ônus do software livre. O que nos resta é ajudar e parar de reclamar, o que às vezes acabo fazendo em exagero.

    Outro lance interessante no TurboGears são os widgets. Há uma aposta na idéia tanto que a biblioteca ToscaWidgets envolve um trabalho de independência de framework.

    Espero que o blog continue sendo útil para você.

Deixe um comentário

