Publicado em desenvolvimento, linguagens, linux, python, turbogears

O tempo e outras coisas

Ultimamente voltei a ficar ocupado mais que o normal. Envolvido num projeto à tarde, não posso usar um tempo maior para meus projetos em Python e Rails, o que pode me levar a escrever menos aqui. Possivelmente com menos qualidade.

Não sei se cheguei a comentar em algum post, mas há algum tempo estou desenvolvendo novamente em Java. Estamos usando Struts 2, Spring e a boa IDE Eclipse. Tá bacana, mas sinceramente, quando você conhece outras coisas, tais como um framework TurboGears ou Rails, sente a diferença de produtividade. É chato envolver-se em projetos onde a produtividade é baixa.

O framework Struts 2 é notadamente mais produtivo que o seu antecessor. Usa a filosofia “Convenção sobre Configuração”, amplamente conhecida na comunidade Ruby, agora espalhando-se por outros “mundos”. Entretanto, sua documentação ainda é pobre, algumas coisas não funcionam como o esperado. Não seria necessário descrever um problema que estou tendo aqui, mas como estou preso nele, não há jeito. No Struts 2, para validar campos de formulários, basta que criemos um arquivo com o nome convencionado NomeAction-validation.xml. Isso é bacana quando há somente uma ação a ser executada por Action. Não é o meu caso. Meus actions possuem vários métodos. Nem todos os métodos são posteriores ao envio de campos de formulário, além de métodos que recebem formulários diferentes.

Segundo a documentação, você pode usar o padrão NomeAction-alias-validation.xml para mapear o arquivo de validação a um “action name”, digamos UsuarioAction-salvar-validation.xml. Porém, isso não está funcionando. O que me faz perder tempo, ou seguir adiante até que encontremos como fazer isso prestar.

As reclamações sobre Java são muitas. É bastante difícil defender essa linguagem. Como argumentar com um desenvolvedor Delphi que eu não consigo implementar rapidamente um funcionalidade que ele é capaz de concluir em poucas horas? É mais fácil esconder isso num ambiente onde só exista Java. Não é o meu caso. Convivemos com aplicações em PHP, Delphi, VB, ASP, etc. Entre fazer algo urgente em Java ou Delphi, estão escolhendo o último. Porém, há mais programadores livres em Java. Os outros estão envolvidos com o legado.

Depois de alguns anos desenvolvendo profissionalmente em Java, aprendi que para ser mais produtivo, devemos procurar sempre o melhor modelo arquitetural, depois manter-se nele. No começo, nosso modelo é sempre desorganizado e improdutivo. Mesmo que usemos padrões de projeto e de arquitetura reconhecidíssimos, trabalhamos ele incorretamente. Muitas vezes usamos padrões desnecessariamente.

Antigamente, ao implementar o modelo de camadas em Struts, como Action -> BO -> DAO, a camada de regra de negócio (BO) e os DAOS possuiam interfaces. Mesmo sabendo que isso não seria preciso, colocávamos porque fazia parte do jeito do javista programar. Aumentávamos gratuitamente o número de coisas a fazer. Hoje, quando sabemos que não vamos largar uma tecnologia, ignoramo o uso de interfaces. Se algum dia (improvável) precisar delas, eu refatoro. O Eclipse esta aí para isso.

Estou aprendendo a trabalhar simples, como os antigos programadores faziam e uma nova safra de programadores estão fazendo. Estou saindo da educação javista. Aprendo muito com outras comunidades: desenvolvedores do mundo Linux, Ruby e Python me ajudaram a ser um programador um pouco melhor. Claro que Java trouxe para mim vários ensinamentos utéis que vou levar comigo.

Espero que os defensores ferrenhos de uma linguagem, qualquer que seja, não fiquem restritos somente a uma linguagem. Uma linguagem não serve perfeitamente para tudo. Ñão perca tempo em teimosia. Podemos usar várias linguagens dentro de nossas empresas e órgãos.

Carpem Diem!

3 comentários em “O tempo e outras coisas

  1. Caro, Sith Batista, eu não sei exatamente o que ocorre em outras áreas quanto à dificuldade de definir formas de se trabalhar, mas em nossa área, essa questão é difícil. Lógico que sei o quanto as diversas ciências debatem doutrinas e pontos de vistas diferentes, como é o caso da Economia, Psicologia, Pedagogia entre outras.

    O que me leva a crer é que nossa ciência é muito recente e aqui estamos, sempre a discutir as questões que nos cabem.

Deixe um comentário

