Publicado em linux, open source

Ubuntu cada vez melhor

Estou bastante satisfeito com a distribuição Linux Ubuntu. Quem ver meu PC com Linux fica maravilhado com a facilidade de operação do sistema operacional. Um exemplo recente disso foi o fato de reconhecer facilmente uma impressora HP que comprei e nem mesmo precisei procurar por drivers. Eentão o CD de instalação para o Windows vai ficar guardado e sem uso. Também configurei para compartilhamento em rede e tudo deu certo. O notebook rapidamente reconheceu a presença de uma impressora compartilhada na rede e consegui imprimir sem problemas.

Recentemente um amigo meu comprou um notebook da HP e apostou no Ubuntu como sistema operacional principal dele. Ele ainda deixou espaço para o Vista! Tudo funcionou numa boa, inclusive o controle remoto que vem acompanhado. Mas também ouvi uma colega de trabalho dizendo que a nova versão do Ubuntu não funcionou mais em dois outros modelos de notebook. Então é preciso testar primeiro antes de uma instalação.

Logo eu irei instalar o Ubuntu na máquina de um amigo que está querendo praticidade. Já podemos dizer que as distribuições mais amigáveis do Linux estão prontas para o usuário comum. Todos sabemos que mesmo no Windows as pessoas precisam de ajuda para coisas que não estão acostumadas a usar, então não é diferente no Linux.

Vamos apoiar o uso do Linux entre nossos amigos.

Powered by ScribeFire.

4 comentários em “Ubuntu cada vez melhor

  1. E aí cara, beleza! Bom, eu também sou um dos que apostaram no Ubuntu como sistema principal (no meu caso é o único) do note, e tudo bem, tenho tido um montão de abacaxi pra descascar mas no máximo tem sido divertido.
    Apesar de todas essas facilidades ainda acho que falta um pouco pro usuário comum (bem comum mesmo) poder usar o linux por alguns motivos como: a falta de drivers para alguns tipos de dispositivos, a uniformidade das distribuições, já que tanta variedade compromete inclusive a usabilidade do sistema e a própria coragem de mudar, afinal o usuário comum nasceu com o Windows e acha até que o diacho vem no firmware do HD 🙂

  2. Obrigado pelo comentário, Weldys. Devido ao meu sumiço da blogsfera acreditava que ninguém iria ligar tão cedo para meus posts 🙂

    Vamos lembrar que o Windows Vista anda também com falta de drivers.

    Essa dificuldade das distros em se uniformizar é realmente um fato complicador. Mas hoje em dia, em termos de distros amigáveis, as opções são poucas, e o usuário comum, depois de escolher uma que se agrade não vai atrás de mudar muito. E se quiser mudar, para mim, já não é usuaŕio comum.

    O que um usuário Windows precisa é de um amigo por perto com o Linux instalado. O resto é consequência.

  3. Olâ ,amigo , bom gostei do que falou sobre o sistema linux ubuntu.Porem notei que estou com problemas em achar o melhor ubuntu para meu not book estou testando o Ubuntu 6.0.
    Que realmente a parte grafica dele é iqual ou superior a do MAC porem , eu me perco em como instalar certos PROGRAMAS, pois eles não são executaveis e estou com um problema de achar programas de dvix , avi audios coisas comums que rodava em Windws.
    Ps se você tiver um tutorial como trabalhar com ubuntu ou como instalar programas e dicas ou video aulas me manda o link que precisso estudar esta ferramenta do futuro.

Deixe um comentário

