Publicado em linux, python, Uncategorized

Sobre críticas e elogios ao XO da OLPC

Encontro muitas críticas infantis sobre o XO, o famoso laptop de “100 dólares” da OLPC – one laptop per child. Muito dizem que o laptop não presta porque é muito pequeno, não é potente, possui pouca memória e não tem Windows instalado. Em relação a isso dar para perceber que o pessoal não anda lendo mais a respeito do propósito do computador e das novidades tecnológicas a que se destina.

O XO deve ser econômico. Ele não é um laptop somente para a cidade mas também para o campo. Não é computador para classe média ou classe alta, e sim para alunos carentes. Esses computadores estão destinados a lugares distantes, possivelmente sem energia. Esses lugares ainda existem em nosso mundo e até no Brasil, podem crer.

Dizer que as crianças precisam aprender a usar o Windows para entrar no mercado de trabalho é brincadeira. Os laptops são destinados a crianças bem jovens que vão usar o laptop como meio pedagógico para acelerar o aprendizado. O foco não é o mercado de trabalho, mas indiretamente, claro vai contribuir para isso.

Uma matéria interessante para quem quer entender mais um pouco sobre o hardware do XO e sua proposta pode ser encontrada aqui.

Outros links:

Webinsider

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s