Publicado em python

Python: como aprender

Muitas vezes percebo dificuldade entre colegas no aprendizado mais rápido da linguagem de programação Python. Isto é mais visível entre os inexperientes.

Com base nessa preocupação resolvi listar aqui algumas formas de ter uma melhor experiência com a linguagem. Creio que servirá para outras linguagens, por ser algo bem geral.

  • Leia um tutorial. Leia do início ao fim aqueles tutoriais introdutórios sobre a linguagem. Não tente ir além disso no começo. Não entre nas áreas complexas rapidamente. Recomendo a leitura do tutorial que se encontra em www.python.org. No PythonBrasil há uma série de referências a tutoriais em português e inglês. Escolha um e comece a leitura.
  • Pesquise mais e pergunte menos. Priorizar o exercício auto-didata é muito importante. Quando resolvi conhecer outra linguagem orientada a objetos diferente da que era ensinada na graduação (Java), não tive muito a quem recorrer. Era pesquisar e ler bastante. Isso me permitiu conhecer muito mais os recursos disponíveis na biblioteca padrão. Quando a pesquisa não for suficiente para as perguntas. Nesse ponto você terá um embassamento maior do problema e facilitará no momento de tirar as dúvidas. Normalmente, perguntas sobre problemas bem básicos que poderiam ser resolvido com simples consultas na Internet chateiam as pessoas. Isso leva a entender que você quer moleza.
  • Tendo um problema, solucione em Python. A melhor maneira de conhecer os recursos da linguagem é quando temos um objetivo a cumprir. Seja um simples script para concatenar arquivos de texto num só ou uma consulta a banco de dados. Dessa forma podemos pesquisar com clareza o que queremos. Assim aprendemos cada vez mais sobre a linguagem. Comece primeiro pela documentação de referência da biblioteca padrão. Depois procure em outros lugares da internet. A biblioteca padrão é riquíssima. Você irá se divertir muito com ela.

Basicamente, este é o caminho a se seguir. Verá que é uma forma simples, mas que precisa sempre ser lembrada o tempo todo até virá um hábito.

Powered by ScribeFire.

Anúncios

Um comentário em “Python: como aprender

  1. Ótimas dicas! Tambémm tenho essa mesma percepção. É importante conscientizar os iniciantes de que adotar a postura de só perguntar em último caso, depois de esgotadas as demais alternativas, é um caminho muito melhor para um aprendizado consistente.

    Depois de ler *com atenção* a documentação da biblioteca padrão, é muito difícil não ter o problema solucionado. Só depois disso é hora de recorrer à comunidade, que como de costume vai ajudar com a maior boa vontade.

    Parabéns pelo artigo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s