Publicado em Uncategorized

Parnaíba e Poty: dois rios que alagam Teresina

A mesopotâmica Teresina está acompanhando o lento subir das águas dos rios Parnaíba e Poty. Para quem não sabe, o Parnaíba é o rio que marca a fronteira entre o Maranhão e o Piauí. O Rio Poty por sua vez é o rio que vem do Sertão do Inhamuns no Ceará.

Nesta última semana fui mais vezes aos shoppings da capital que ficam às margens do Rio Poty na zona leste da cidade. Naquele lado percebendo a quantidade de água que desce o rio. Uma fazenda próxima à ponte Wall Ferraz está completamente alagada e a água já tomou a Avenida Cajuína. Não sei com precisão se o trânsito de automoveis foi barrado.

Em frente ao Shopping River Side, os quiósquis que ficam às margens do rio estão em parte alagados. De perto percebe-se a velocidade das águas e o lento ocupar das margens.

Amanhã eu deverei saber como anda o Rio Parnaíba. Trabalho no Centro Administrativo que fica próximo a ele. Será que as águas já chegaram ao local onde trabalho? Parece uma curiosidade mórbida.

Lembrando que moro próximo agora ao Rio Poty e entre os dois. Ele nunca foi tão próximo. Com mais chuvas ele estará brevemente passando pela minha rua.

Minha cidade natal, Crateús no Ceará, é atravessado pelo Poty. Alagamentos ocorrem por lá. Temo pelo meu avô que mora no bairro da ilha fluvial.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s