Publicado em Uncategorized

Xenofobia

Estava pensando uma coisa e cheguei a um conclusão. O Brasil tem xenofobismo. Temos xenofobia à argentinos (não precisamos deles, dizem vários, principalmente depois que a Rodada de Doha fracassou), temos xenofobia (imagine só, sou estrangeiro!) aos nordestinos (ainda mais agora que dizem que se alguém apóia Lula só deve ser nordestino) e também aos pobres. Lembro-me bem do quão foi e é atacada a política do Governo Lula em relação à sua intenção de estreitar laços com os países da África, Ásia e parte da América do Sul.

Estrategicamente falando, a aproximação do Brasil com estes países é muito importante. Pois se chega de um modo diferente. Estivemos desde 2002, abrindo o mercado para o Brasil no exterior. Mercados antes pouco explorados. Se aumentamos o número de países que comercializamos, ficamos menos dependentes dos “pitis” dos Estados Unidos. E não é o que está acontecendo? O Brasil está passando bem pela crise.

Será que precisamos mesmo que a Bolívia, a Venezuela e a Argentina quebrem? Não gostamos do jeito como o Chavez conduz seu país, mas não precisamos, por isso, esquecer seus habitantes. Governos saem mais a população fica. Os laços devem permanecer para que todos cresçam.

Também não adianta dizer que os norte-americanos e europeus são párias. Quem de nós não consome a cultura destes lugares? Se consumimos a cultura de párias, o que somos? O Brasil, por ser um gigante, não precisa inventar agora de desprezar os outros povos somente porque está passando bem por uma crise ou está crescendo, ou é rico em itens invejados.

Se assim for, o capitalismo puro e frio vencerá.

Pensando bem, que post besta.

Anúncios

2 comentários em “Xenofobia

  1. Besta nada! Muito bem colocado.

    Os países sul-americanos são nossos vizinhos e o que interfere em um, afeta no outro.

    Argentinos, chilenos, uruguaios, peruanos, etc., são nossos irmãos e merecem nossa atenção. Mais do que isso… nós devemos isso a eles a nós mesmos.

    Nordestinos são brasileiros, mesmo que a elite golpista pense o contrário.

    Na verdade, acho que os «ricos» gostam de depender dos norte-americanos. Certa vez um canalha me disse que o Brasil só iria pra frente quando aceitasse sua condição de colônio dos EUA.

    É ruim, heim?!

    Somos um país grande, forte e orgulhoso! Nada de baixar as calças pra quem quer que seja!

    Querem ser nossos aliados, muito bem, sem xenofobismo, sem bairrismo, mas também sem humilhação nem imposição.

    []’s
    Cacilhas, La Batalema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s