Publicado em desenvolvimento, open source, python

Organizador de Decks em Python

Tenho um Nokia N800 que está parado deste que resolvi adotar uma agenda não-eletrônica. O fato do tablet não ter uma bateria de uma boa duração, muitas vezes não tinha a agenda disponível quando realmente precisava.

Bom, desde então fiquei pensando numa maneira de torná-lo útil novamente. Como eu jogo Magic The Gathering, um jogo de cartas colecionáveis, seria interessante ter uma lista de cartas e decks sempre à mão.

As funcionalidades que pretendo implementar para este organizador de decks, que chamarei de Maginbook:

  • Pesquisa de cartas
  • Download de novas cartas
  • Criar e baixar decks da Internet
  • Exportar decks para programas como MWS, LackeyCCG e Apprentice
  • Cotação das cartas

Eu comecei a testar as bibliotecas necessárias para este trabalho. Depois publico o código em algum repositório. Haverá duas versões: uma para Linux/Mac e outro para o Nokia N800 e outros tablets da linha.

Anúncios

7 comentários em “Organizador de Decks em Python

  1. Cara, que maneiro!

    O que será desenvolvido para o N800 é para o Maemo mesmo?!
    Será que funcionará normalmente no N900?
    Estou Interessado em ver essas paradas.

    Abração!

  2. Olá, Jônatas.

    Rapaz, estou desenvolvendo para o Maemo mesmo, tanto que uso o Hildon. As modificações até o momento entre desenvolver para Linux/Mac e Maemo com GTK são poucas. No entanto, podem complicar mais adiante quando eu for aprendendo mais sobre GTK. Afinal, é assim que se aprende algo novo, com um desafio.

    http://wiki.maemo.org/Hildon

    Acredito que o aplicativo servirá para o N900. Seria interessante alguém testar depois. Eu somente publicarei o código depois que eu escrever o mecanismo de baixar as informações dos cards e suas imagens. No momento, trabalho com imagens já baixadas.

  3. Cara, eu já comecei algo do tipo, usando Python+GTK. O projeto está no sourceforge: http://sourceforge.net/projects/magiclibrary/
    O diferencial do meu projeto é que eu pesquiso no gatherer.wizards.com, o banco de dados oficial do Magic. Isso elimina a necessidade de um banco de dados local, como o Apprentice usa.
    Por enquanto ele realiza apenas as pesquisas, e espero que você possa usar o meu código (bastante bagunçado ainda) para algo útil no seu projeto.
    Estarei acompanhando o blog, esperando por novidades no desenvolvimento. Espero poder contribuir assim que tiver mais tempo livre.

  4. Xisberto, baixei o seu código e espero aprender muito com ele.

    Pretendo não reinventar a roda em relação ao download dos cards e suas imagens. Vou usar a infraestrutura já criada para o LackeyCCG. Por questões de copyright, nossos programas nã o podem vir com marcas e símbolos da Wizard, então usarei o esquema de plugins para que os usuários façam isso.

    1. Olá, Cláudio.

      Para evitar distribuir imagens protegidas por copyright, usei os símbolos de mana do DBuilder (https://launchpad.net/dbuilder, parece que foi abandonado) e fiz uma biblioteca para baixar as imagens.

      O meu programa atualmente faz a pesquisa conforme ela está no Gatherer, busca no HTML fornecido os nomes, tipos e custos, e baixa as imagens das cartas quando o usuário as seleciona na lista. Meu próximo passo seria buscar o texto das cartas e mostrar numa nova área da interface.

      1. Oi,

        Poderia ter seguido o seu caminho e também ter pesquisado no Gatherer, no entanto, escolhi por baixar as informações das cartas e suas imagens do http://www.magiccards.info

        De qualquer modo, vou criar esta consulta como componentes plugáveis, outros podendo implementar suas próprias consultas.

        As informações, guardo-as num banco de dados SQLite, no entanto, também ainda não as exibo na interface. O uso do BeautifulSoup facilita muito obter os dados nas páginas HTML.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s