Publicado em linux, mobile, python

Do YouTube para o Smartphone – Parte 1

Conversando com um amigo sobre desenvolvimento de software, desenvolvimento dirigido a testes,integração contínua, entre outras coisas, veio a vontade de automatizar um processo de extração de mp3 de vídeos do Youtube e depois enviar o arquivo do notebook para o smartphone, a fim de ouvi-lo com um aplicativo para podcasts.

Até agora não escrevi nada, tão pouco pesquisei profundamente sobre as bibliotecas e ferramentas necessárias. Vou explicar aqui apenas as ideias que tenho no momento.

Problema

Eu tenho pouco tempo para assistir vídeos mas tenho conseguido ouvir meus podcasts favoritos. Por isso, para continuar consumindo alguns canais do Youtube, estou extraindo o mp3 dos vídeos para ouvir no smartphone. Depois eu jogo esses arquivos no Dropbox ou diretamente do smartphone via USB. O aplicativo para ouvir podcasts que uso atualmente é Podcast Addict. Eu trato uma pasta como um fonte de podcasts.

Módulo Desktop

Eu tenho um notebook Dell rodando a última versão do Ubuntu no momento da edição desse post.

Atualmente uso o programa de linha de comando youtube-dl para extrair o mp3 dos vídeos do Youtube.

Minha ideia é escrever um programa que acesse os canais do Youtube que consumo e verifique se há novos vídeos. Gostaria aqui de usar a API do Twitter para me enviar uma mensagem privada me perguntando se eu gostaria do mp3 do vídeo. Eu responderia por mensagem, igualmente, um sim ou um não.

Se a resposta for sim, o programa executaria o youtube-dl e jogaria o arquivo para uma determinada pasta do Dropbox.

Módulo Smartphone

Eu tenho um smartphone Quantum Go rodando Android Lollipop no momento da edição desse post.

Do lado do smartphone, basta ter o Dropbox instalado e uma de suas pastas servindo como fonte de podcasts do Podcast Addict. Terei de pesquisar se o Addict conseguirá acessar o mp3, uma vez que no dispositivo móvel o download é sob demanda.

Nos próximos posts, continuaremos a tratar desse assunto com o resultado de pesquisas e códigos.

Deixe um comentário

