Publicado em desenvolvimento, python

Do YouTube para Smartphone – Parte 2

Pesquisa de vídeos de um canal no YouTube

Antes de iniciar minha pesquisa, já sabia que o Google fornecia uma API para acesso aos seus serviços. Não demorou muito e encontrei o serviço Search. Com base no exemplo de código em Python, disponível nessa página, fiz o meu próprio exemplo.

No código de exemplo descobri que precisava de uma chave da API. Deveria cadastrar uma aplicação no Cloud Google Plataform para conseguir utilizar o serviço.

A ideia é fazer um script de linha de comando que, com base nos canais cadastrados, pergunte quais vídeos desejo a extração do mp3. Após essas respostas, o programa deve começar a baixar e extrair o mp3 um a um.

Eu costumo usar o virtualenv para isolar o ambiente Python dos meus projetos. Fique à vontade para fazer o mesmo. No resto do artigo não citarei mais essa ferramenta, seu uso estando implícito.

Outra observação importante: estou usando Python 3 e desenvolvendo principalmente num ambiente rodando Linux Ubuntu.

Coloquei o projeto no Bitbucket. Você pode baixar o projeto e testar em seu computador.

Próximo Passo

A etapa seguinte é usar a API do Twitter para ele me enviar mensagens privadas perguntando se eu desejo extrair o mp3 do vídeo.

 

Deixe um comentário

