Aprendendo contra-baixo elétrico

img5201.jpgDurante uma conversa quase esquecida com um amigo meu (acho que era sobre uma banda cover da legião que vimos e ouvimos), cresceu a idéia de montarmos uma banda para nos distrair no final de semana. Não passou muito tempo e resolvemos comprar um bateria eletrônica, por ser mais em conta com nossas pretenções que é praticamente não sair de nossas casas 🙂

Eu fiquei de comprar o baixo elétrico porque tínhamos como conseguir emprestado uma guitarra para que um primo meu tocasse (ele já toca violão). Por minha vez, não tocava violão, resolvendo encarar por puro desafio mesmo. Agora estou com um baixo para aprender a tocá-lo. Apoio-me nos tutoriais que encontrei na web e nas tablaturas também. Afinal, é chato ficar somente nos treinos de digitação.

Não estranhem se eu publicar menos por aqui, é porque o instrumento já engoliu parte de meu tempo 😉

100 comentários em “Aprendendo contra-baixo elétrico

  1. Bem-vindo á turma dos que fazem a “baixaria” na banda. 🙂

    O mundo dos graves é um mundo bem interessante e espero que você se divirta nele! Eu me divirto agora em minhas raras horas de folga, que são poucas comparadas com alguns anos atrás, mas não deixam de ter o mesmo peso de antigamente. 😉

    []’s!

  2. Pois é, TaQ! Não pensei que meu instrumento musical seria um contra-baixo, mas estou gostando muito dele. O aprendizado é prazeroso na maior parte do tempo, o problema mesmo é a digitação 🙂 É um saco!

  3. Boa notícia Torcato! Eu também me meti a pouco tempo nessa estória de aprender um instrumento, no meu caso foi uma gaita blues. Baixei uns cursinhos, tablaturas, etc… Por enquanto não to pegando de ouvido, to dependendo das tabs. 🙂

    Cheguei à conclusão de que pra aprender de verdade um instrumento é preciso, antes de tudo, desenvolver a percepção musical, acho que a melhor forma é ouvir muito, muito mesmo, e tentar pegar sozinho. O restante é só coordenação motora, aprender como segurar o instrumento, efeitos, sei lá, “trabalho mecânico”, sem tanto esforço mental.

    Boa sorte com seu instrumento! Quem sabe não combinamos algum projeto musical?! 😉

  4. Essa é boa, Lucas … projeto musical! 😉 Espero aprender o suficiente para ser aceito em qualquer projeto, inclusive o caseiro mesmo 😀 Abraços e boa sorte com sua gaita blues!

    PS.: Por falar em Blues, tava pensando em Jazz, como deve ser difícil esse gênero, não?

  5. Hehhehe.. Mas um entrando na lista dos programadores músicos 🙂

    Pena que não tenho instrumento aqui em Brasília (piano/teclado/violão, até cavaquinho serve).

    Doações são aceitas 😀

  6. Walter, realmente programadores músicos são mais numerosos que eu pensava. Nesse meu novo trabalho, que tem uma quantidade maior de analistas, há vários que tocam um instrumento ou pretendem começar. Abraços.

  7. Legal galera….
    Eu toco batera a uns 3 anos e curto muito o som do baixo e estou a procura de tutoriais sobre este maravilhoso instrumento se vcs souberem onde eu posso encontar me deem um toque blz
    abraço a todos
    valeu

  8. ai pessoal sou novo po rai estou aprendendo a tocar contra baixo, gosto muito da som (grave) estou priscisando de umas dicas de ritimos e escalas menores
    Tamben gosto de programação (c++) se puder ajudar a alguen estou por ai valeuu!!!!

  9. Ola galera achei esse site por um a caso e resolvi deixar meu dp
    Eu estou começando a tocar contra baixo de 5 cordas nossa é muito massa estou nesse caminho a 4 meses e muito legal se alguem tiver umas dicas pra me dar estou a disposição ´para aprender mais..
    veleuuu.
    beijão

  10. Ganhei 1 baixo a 2 dias um michael de 4 cordas … mt massa e eu tenhu 13 anos somente =X nao intendo bulhufas de bulhufas de nda de baixo mais me interesso mt … adoro grandes baixistas como o duff… gem simons… jhon decon… walther… e outros se alguem puder me dar um site pra mim aprender a tocar eu gostaria mt mesmo … tchau!

  11. Ganhei 1 baixo a 2 dias um michael de 4 cordas … mt massa e eu tenhu 13 anos somente =X nao intendo bulhufas de bulhufas de nda de baixo mais me interesso mt … adoro grandes baixistas como o duff… gem simons… jhon decon… walther… e outros se alguem puder me dar um site pra mim aprender a tocar eu gostaria mt mesmo … tchau!!

  12. e ai pessoal é minha primeira vez aki. eu to tentando tokr baixo a 5 anos e nao faço quase nada. eu sei afinar mais nao sei pegar de ouvido. to precisando de algumas dicas para aprimorar meo ouvido. vwl galera

  13. Estou treinando contra-baixo nos finais de semana. A parte enfadonha são as repetições de harmônicos e o treino com dos dedos. Isso tudo vale a pena porque curto muitos sons graves. Vocês já escutaram uma música cantada por Maria Rita que é dO Rappa? A banda executa um jazz muito legal, e o que se destaca é o contra-baixo acústico.

  14. pow eu acabei de ganhar um contra-baixo, mas ainda n sei usa-lo direito…alguém ñ teria um site q eu pudesse aprender a tocar o basico???

  15. Para quem esta começando a tocar “Baixo”, a Primeira coisa que tem que saber e as escalas…

    Nome das cordas:

    1- Sol
    2 – Ré
    3 -Lá
    4 – Mi

    Então:

    Se pressionarmos a corda Sol na primeira casa ficaria Sol#

    Se pressionarmos a corda Ré no primeira Casa ficaira Ré#

    e assim por diante…

    Formação de Acorde:

    Escala Maior:

    Tônica + Terça + Quinta

    Do Maior = Do + Mi + Sol

    Escala Menor:

    1. Gostaria que pudesse enviar-me material básico de como aprender tocar contrabaixo. Tenho 65 anos e estou partindo para um novo desafio…..Tentarei tocar em minha igreja. Igreja de Santo Antônio, no bairro do Alto, em Teresópolis -RJ. Desde de já agradeço……
      PAZ E BEM !
      Chagas.

  16. Eu toco baixa a un 5 meses e desde q comecei me ocorre uma duvida,onde eh melhor posicionar a mao direita??(sou destro).perto do braço do instrumento ou longe.Eu acho q perto do braço o som fica bem melhor, mas eu sempre vejo grandes baixistas tocando no fim do baixo bem longe do braço do baixo
    Vlw…

  17. iai galera.. eu toco violao a un 5 anos, i baixo a um ano, toco em uma banda pe-de-serra, nunca estudei baixo mas agora tou querendo mim aperfeiçoar. eu achu meu estilo legal, sempre procuro ta improvisando nas horas que mim cabe, e sempre que toco opto por fazer sempre diferente, ou seja, nao estar fazendo as mesmo coisas isso vai lhe identificar como um bom musico…

  18. Já ouvi dizer que o baixo é só um instrumento de apoio e que nunca se destaca ou nem perceptível é para muitas pessoas. Até certa época apoiava esse comentário, até perceber como o Peter Hook do New Order toca….Existe mesmo baixistas com atitudes passivas e ativas?

  19. Gostaria de responder a questão do Rafael Cabral, se já não responderam…

    Toco a um bom tempo e também estudei muito… hoje quase não pego no instrumento, porém a melhor posição para a mão direita é entre os captadores (você terá um som mais equalizado), próximo ao braço (você terá um som mais encorpado/grave) e próximo a ponte (você terá um som mais agudo)…
    Não sei se consegui te ajudar… mas qualquer dúvida escreva..

    bons estudos

  20. Bruno Pereira, você já ouviu falar em Celso Pixinga, Itamar Colaço, Arismar do Espírito Santo, Arthur Maia? Procure materiais sobre esses excelentes baixistas e ouça muito!!!

    Um abraço..

  21. Galera eu quero começar a tocar contra baixa mais eu queria uma ajudinha, a como começar do principio básico
    e espero uma ajuda de vocês abração a todos!

    qual o melhor baixo para iniciantes
    cursos e td mais vlwww

  22. Ai pessoal eu ja toco contra baixo…
    Mais toco com o básico de basico do contrabaixo…
    Queria que alhuem porfavor me ajudasse a me aprimorar….
    O que de preferencia gostaria de aprender é…
    A sequencia das notas tipo…
    Quando assitimos um programa de tv o cantor dis me da (Am)…
    Ai a banda ja sabe qual será todas as outras notas…
    então é isso que gostaria que alguem me ajudasse :p
    Valew galera.

  23. e ai musicos estou entrando nessa area da musica e pricipalmente no mundo dos sons graves queria se possivel alguem me ajudasse a aprimorar mais quero fazer do basico um som mais legal quem poder me ajudar não importa com que material o que importa e a ajuda eu agradeço muito.um abraço aguardo respostas…

  24. ai galera eu toca bateria o meu sonho é ganha uma
    eu estou pesquiesando os preços mais tds as baterias são mais de 1000 reais!!!

    mais vlw

    1. olha vc toca bateria deve saber cuidado com baterias bnb agora olha sao bem baratinhas o segredo e vc trocar a pele blz

  25. oi pessoau eu só uma menina q tenho 14 anos e gostaria de aprender tocar baixo tenho outras amigas q uma canta a outra…
    mas quero tocar baixo desde de pequena tenho o sonho de formar uma banda musical de musica EMO
    e se vcs tiverem um nome para a banda podem me indicar porfavor!!!

  26. e ai rapaziada

    eu tocava teclado numa banda catolica mais

    ficamo sem um baxista

    peguei o baixo e começei a sacudi a roseira

    queria umas manhas de sequencia de algumas escalas

    slap, e abafados si alguem poder mi ajudar vlw

  27. E aí galera , toco um pouco de baixo , mas queria algumas dicas sobre algumas escalas de enfeite do baixo …….
    Gostaria de solar mais manda umas dicas aí, fico agradecido
    vlw …..

  28. Bom Galera !

    Toco contrabaixo há algum tempo e procuro algo sobre técnicas para 6 cordas( pois estou migrando para o msm).
    Se alguém puder me dar umas dicas fico muito agradecido pois em minhacidade há escassez d informações a respeito!
    Obrigado.
    madbass555@hotmail.com

  29. é eu também já entri nessa
    eu acho q vcs vão estranhar uma garotinha de 13 anos tocando contra-baixo isso só pode ser mentira mais não é não eu mim amarrei no contr-baixo e resolvi aprender e foi muito difícil!!!!!!!!!!

  30. Olá pessoal do contra baixo preciso urgente, de ajuda
    meu filho está com 12 anos e quer tocar baixo, alguem ai tem a escala?

  31. Boa Noite pessoal ….
    To querendo entrar nesse mundo do Baixo
    tenho ouvido muitas musicas
    mais em minah cidade a escasses é muito grande
    de pessoas que sabem ensinar algo
    gostaria que se alguém puder me dar uma luz
    algo que eu possa começar a aprender
    pudece me dar umas dicas
    obrigado..

  32. e ai cara blz???
    bom… gostei muito do seu espaço, mas gostaria q me desse uns toques tô começando a tocar agora e acredito q o intrumento tem td a ver comigo e tenho tempo para treinar e me dedicar mas tá difícil aprender sozinha sabe?!
    me dá umas dicas de como vc fez para se organizar e aprender quando ainda estava iniciando, se vc puder é claro
    espero resposta

    Atenciosamente,
    Naty

  33. Olá, Natália. Aprender sozinho é realmente difícil. Também não tenho acompanhamento de um professor.

    Fiz três coisas para começar a aprender:

    * Comprei um DVD com vídeo-aula
    * Comprei revistas sobre o contra-baixo
    * Peguei tablaturas na Internet

    O treinamento é mesmo por repetição dos exercícios. As tablaturas serve para tirar um pouco da rotina. Não será elas que melhorará seu aprendizado.

    Outra coisa: ouça bastante bandas onde o baixo tenha evidência. Eu gosto de Live e Los Hermanos.

    Abraços.

  34. Tenho observado muitas dúvidas elementares de quem afirma já tocar um instrumento.
    Já pensaram em procurar um professor?
    Tablaturas, partituras, cifras serão úteis se houver quem explique.
    Abçs.
    Deepest End.

  35. eu comecei a tocar contra baixo esse ano to gostando d mais a melhor coisa da vida eh vc mergulha d vez no mundo da musica pq com ela vc esquece d tudo eh como qdo vc toca vc c desliga e deixa o som rolar

    eh isso galera eh noissssssssssssssssss!!!!

  36. ola pessoal ganhei um contra baixo tagima do meu pai de 4 cordas e estou aprendendo a tocar preciso de todas as escalas em todos os acordes se alguem puder me passar obrigado desde já. flow

  37. quero começar a aprender a tocar baixo nunca tive
    relacionamento nem um com o estrumento sera q vou demorar
    muito para a prender oq vai ser mais dificil brigado
    pela atençao!!

  38. oi galera eu sou musico à 09 anos já toque e toco com bandas gospel , no momento estou tocando com dupla sertaneja também fazendo alguns rodeios,livrando o pão nosso Deus abençõe vocês…

  39. aí galera vcs que queren montar uma banda não desistam de seus sonhos pois é muito bom vc fazer parte de uma banda eu já faso parte de uma mas tbm sou muito chamado pra tocar em outros lugares tudo isso é bom d + eu tenho 7 anos de baixo e meu pai tem + de 20 ele foi meu professor. desejo boa sorte a todos vcs que queren aprender tbm. blz

  40. tenho o conhecimento básico do violão. É obrigatório decorar todas as posições das notas no baixo para aprender a tocar bem?

  41. ola galera;estou querendo entrar no ramo da musica e querendo aprender tocar baixo qual o melhor para aprender o baixo de cinco cordas ou de quatro cordas?

    1. E ai RAUL, tudo bem?
      Tanto faz o número de cordas. Isso vai depender do seu gosto, porque o que você vai aprender sobre baixo vale pra quantas cordas forem. E comecei nesse ano com um de 5 cordas e gostei porque dá uma abrangêniga maior em termos sonoros.
      Só saiba que se você curte HEAVYMETAL MELÓDICO, aconselho um de 5. Acredite, você vai precisar!
      Abraço!

  42. e aew galera, toko contra baixo a alguns anos e procuro sempre me aprimorar nos improvisos … naum se preocupem com escalas e o braço q com o tempo vc decora é apenas questão de treino

    aprender o basico é simples o problema é aprimorar as tecnicas (slap, tapping, hummer)

    não sou professor nem nunca fui … sou um zé ruela qualquer
    mas no q puder ajudar estou as ordens ; )

    meu email é dularoka@hotmail.com

  43. Olá pessoal meu nome é João COelho, estou agora a aprender baixo pois acho um instrumente muito fixe….só que…eu ja frequentei umas aulas…mas o professor nao me ligava nenhuma….ja sei algumas coisas básicas….mas alguem me podia ajudar??dando-me algumas dicas ou isso??

    Porque gostava msmo de aprender a tocar bem e oegar numa tablatura ou numa cifra e tocar….so que nao sei,,,

    se me puderem ajudar digam

    joao_coelho4@hotmail.com

  44. Bom,eu toco contrabaixo a 2 anos..jah toquei ao vivo 3 vezes e tenho uma banda de viking metal….acho q posso dar umas dicas neh! 😉
    olha…isso pode ser mto chato,e eu sei q eh…mas pra começar eh digitação mesmo…mas pra ficar menos chato vc pode ir passando de traste em traste ate o 12º…ex:

    G——4 5 6 7——|
    D——3 4 5 6——|
    A——2 3 4 5——|
    E——1 2 3 4——|

    conselho…depois disso tente aprender escalas primeiro as maiores depois menores e TRIADE…

  45. eu gosto de tocar baixo ja toquei mas esqueci ( tive que vende-lo isso me deixou caido) mas eu quero aprender (se deus quiser eu conseguirei)

  46. eu gosto de tocar baixo ja toquei mas esqueci ( tive que vende-lo isso me deixou caido) mas eu quero aprender (se deus quiser eu conseguirei).

  47. E parcero num isquenta naum q faz parte, mas daki a pooko vc tah mandanu mt no baxo….
    alguem ai pode me indicar boas musicas de soul para ouvir e que fiquei curioso sobre esse estilo e quero conhecer mais……….. desde ja agradeço!!!!!!

  48. Caramba Torcato, fez o post em 2006 agora seis anos depois acredito que ja esta ferra no baixo heim rs. Cara cheguei aqui pelo google mesmo eu tocava de ouvido aos 17, 18 anos com a turma punk dos tempos de escola mas ai fiquei um tempao sem tocar. Agora aos 23 anos foi q decidi aprender pra valer comprei meu baixo dia desses tbm rs. Bem como sei q agora tu ja toca ha um tempao passa umas dicas p mim ficarei muito agradecida.

  49. Vocês podem me enviar as tablaturas para baixo das músicas “tudo que eu sou” e “por que ele vive” de Eli Soares para mim?

    Eternamente agradecido hehehehehe…

Deixe um comentário