Ferramentas para Programar em Python

Acho que comentei em algum post quais ferramentas uso para programar em Python, mas creio que não citei corretamente. Na verdade, uso dois editores. O mais simples é o Scite, que somente colore o texto. Porém é leve, reconhece várias linguagens e existe para Linux e Windows. Uso para editar arquivos de configuração e páginas HTML, principalmente.

O outro editor é o SPE, na verdade um ambiente de desenvolvimento Python, possuindo um completador de código razoável que acelera a digitação, além de um bocado de coisas. Confesso que o completar de código já foi o suficiente para tê-lo como editor.

O futuro trará mais novidades em relação ao SPE. Outra coisa: não uso o pydev para Eclipse porque as vantagens não são tão grandes para compensar executar um programa mais pesado.

Obtendo os editores numa distro à la Debian:

apt-get install scite spe

8 comentários em “Ferramentas para Programar em Python

  1. Legal Tocato!

    Gosto muito do SciTE, é um ótimo editor de texto. Sabia que é possível estender ele usando Lua?

    Quanto ao Eclipse, ele não é tão pesado assim (pelo menos sobre plataforma GNU/Linux, em Windows são outros quinhentos…). Uso bem PyDev e LuaEclipse.

    Mas o que realmente compensa no Eclipse são a organização de projeto e a possibilidade de trabalhar com diversas linguagens simultaneamente com as mesmas facilidades.

    Realmente para quem trabalha apenas com uma linguagem o Eclipse é um canhão para matar moscas. =)

    []’s
    Rodrigo Cacilhas

  2. Ja testei o SciTE e tb gostei bastante, mas atualmente eu uso o Kate, um editor de texto que da suporte a várias linguagens, os textos ficam coloridos, tem uma interface legal e é facil de usar… 🙂

  3. Eu uso Windows e não estou conseguindo instalar o SPE. Executo o instalavel este, aparentemente, funciona. Vou até a pasta scripts onde estão os arquivos instalados, mas não funciona. Clico nos icones, mas só aparece, muita rapidamente, uma tela tipo DOS, que se fecha rapidamente. Alguem sabe me falar o pq?

Deixe um comentário