Publicado em xadrez

Minhas Primeiras Partidas de Xadrez Anotadas

Não tenho um registro preciso mas as primeiras partidas de xadrez que anotei jogando com meu irmão, meu primo e meus amigos da rua foram as que ocorreram em 1993. Eu teria uns 16 anos.

Apesar de eu ter adquirido o conhecimento de notação algébrica para anotar as partidas, eu não aprendi isso lendo um livro sobre assunto. Na verdade, inferir da anotação de duas partidas existentes numa coluna sobre xadrez de um jornal cearense (Diário do Nordeste?). Fui somente conhecer a teoria do jogo quando universitário, pegando livros da biblioteca para ler.

Eu e meus colegas de jogo não tínhamos um repertório de aberturas ou qualquer conhecimento teórico do jogo que não suas regras mais elementares. Sendo assim, nossas partidas são feias para quem conhece o mínimo da teoria do xadrez ou da prática em clubes. No entanto, divulgarei aqui essas pérolas para que vejam com jogávamos.

Lembro-me que em várias partidas repetia a mesma sequência de lances. Essa “abertura” copiei de uma das duas partidas citadas. Gostaria de encontrar novamente o material dessa coluna. Pesquisarei depois.

Outra curiosidade: sempre jogava de pretas. Mal sabia eu que a vantagem estava com as brancas.

Deixe um comentário

