Voltando à organização com bullet journal

Já tem um tempo que sentia que, dia a após dia, perdia o controle do que precisava fazer e do que havia feito.

Há muito tempo atrás, 10 anos talvez, usava o método GTD para organizar minha vida. É uma sigla para Getting Things Done, um “método de gerenciamento de ações que dá nome ao livro de David Allen”. Basicamente serve para você tirar as coisas da cabeça e passá-la para o papel para aliviar a mente e garantir que você não vai esquecer algo porque estaria apenas na memória.

Por algum motivo, eu parei de utilizar o método e fiquei apenas fazendo controles separados de certas coisas: controle financeiro pessoal e familiar, coleção e leitura de livros e coleção de cartas de VTES, entre outras. Além disso, anotava coisas do dia a dia no aplicativo Tarefas do Google e informações para ver posteriormente com mais calma, usava (e ainda uso) o Keep da mesma empresa.

Entendendo que o que eu fazia em termos de organização estava espalhado por vários meios e ainda assim estava perdendo a totalidade dos meus compromissos, meus projetos, minhas metas, meus sonhos, resolvi ir na internet atrás de algo que pudesse me ajudar.

Foi aí que dei de cara com o Bullet Journal (ou Bujo). Parei nele. Gostei da ideia de usar uma agenda para anotar as coisas. Voltar para o papel que era algo que fazia no GTD.

Comprei um caderninho barato (Tilibra 48 folhas, 142x208mm) e resisti em comprar cadernos mais caros próprios para a confecção do bujo. Tenho de pensar que estou iniciando uma experiência e pode não funcionar.

Organizamos o caderno do seguinte modo:

  • Uma página para o índice que atualizamos ao passo que usamos novas páginas
  • Uma página para a legenda pois usamos vários sinais e símbolos
  • Uma ou mais páginas para o Future Logs
    • Dividimos essas páginas em meses para anotarmos agendamentos futuros nesses meses que constam nesse future log
    • Por enquanto, só coloquei os seis próximos meses: maio a outubro
  • Log mensal. Uma ou mais páginas para o mês corrente. Nele você anota agendamentos para o mês, podendo inserir coleções.
  • Log diário: Você anota as tarefas e eventos do dia. Aqui você pode colocar também coleções a serem registradas diariamente e uma espaço para reflexão.
  • Na próxima página em branco, você pode aproveitar em qualquer momento para anotar algo de forma livre. Dê um título a isso e atualize o índice.

Depois que você escreve o último ou últimos logs diários de um mês, você escreve numa nova página o Log Mensal e o ciclo continua.

Coleções são registros agrupados por algum tema. Por exemplo, tenho uma coleção de hábitos que gostaria de manter um registro para eu tornar aquilo de fato um hábito. Como fazer caminhada, ler livros frequentemente, ter um tempo com as crianças, etc.

Entre as coleções que uso, tenho o registro diário de quantos livros de água bebi durante o dia; horário de despertei e dormi e os rastreio de hábitos (estes são mensais).

Até o momento a experiência está sendo positiva. Há muito conteúdo na internet sobre o Bujo. Comecei por esse post e vídeos diversos no YouTube. O Pinterest é um lugar muito legal para visualizar as ideias postas em prática.

Deixe um comentário