Lendo obras de Filosofia

Tenho uma intuição de que quando mais jovem, os filósofos clássicos me chamaram a atenção, pois me foram ligeiramente apresentados em História, uma de minhas matérias favoritas. No entanto, o acesso aos livros eram bem restritos. Hoje, ao contrário está facilitado. O contra-censo é que pouca gente se mete na leitura dessas obras.

Meu interesse pela obra de Karl Marx, fez-me mergulhar na busca por uma compreensão mais profunda de seu pensamento. Para tanto, precisamos ler outros autores ou minimamente seus comentários mais sérios.

Assisti aulas introdutórias de Kant, passando pelos filósofos do Idealismo Alemão, até finalmente começar a ver aquelas sobre Marx (ainda não concluídas). Este curso está disponível no Núcleo de Formação Filosófica sob o nome de “Do Iluminismo aos Marxismos”.

Iniciei também o curso Introdução à filosofia: dos pré-socráticos a Sartre porém ainda não tive tempo para me dedicar à resolução dos exercícios propostos.

Quanto aos textos clássicos fui influenciado a realizar a leitura por meio de Pedro Ivo, do canal Ateu Informa no YouTube. Tenho encontrado conteúdos lá que me agradaram bastante e sigo acompanhando com afinco.

Atualmente estou lendo o texto Hípias menor presente num livrinho Platão: sobre a mentira. Após esta leitura, devo emendar O Banquete de Platão. As demais obras de Platão, devo ler por esse e-book.

Enriquecido por essas obras, devo me voltar novamente para os textos filosóficos de Marx e Engels e ver onde essas leituras me levarão a seguir.

Deixe um comentário